Shodô

Shodô é a arte da caligrafia oriental feita originalmente com pincel umedecido no sumi (tinta à base de carvão) no papel de arroz. Sho significa caligrafia esignifica caminho.

Esse caminho é um treinamento que leva à transformação pessoal do artista que passa por um treinamento intenso até desenvolver um estilo próprio de expressão.

O Prof. Ito ensina o shodô não como uma simples caligrafia mas sim como uma forma de criar arte. Um artista de shodô deve colocar seu espíriito em cada movimento p/ criação de uma letra e deve praticar várias vezes a mesma letra  até criar o seu próprio estilo.

Uma arte deve convencer o próprio artista de que está bem feita. Até  alcançar a arte que o convença, o artista tem que praticar várias vezes e mesmo com muito tempo de experiência pode ter que descartar várias escritas até alcançar aquela que deseja.

Uma letra de shodô pode ser feita em poucos minutos mas o valor do shodô está no tempo que o artista leva para desenvolver aquela escrita e não no pouco tempo em que é feita.

 


Rua Mourato Coelho, 520 - Pinheiros
São Paulo - SP - CEP 05417-001
Tels: (11)97127-7769 (11)99257-8518